quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Redes sociais estão deixando as pessoas ‘menos humanas’, diz socióloga


Estive na Campus Party 2011 e pude notar como, muitas vezes, a comunicação entre indivíduos que estavam relativamente próximos era feita através de comunicadores online. No evento, a conexão ultraveloz e a tecnologia eram os destaques. Então, era de se esperar que o fenômeno ocorresse. Mas não é difícil encontrar exatamente a mesma forma de interação em escritórios e até mesmo em residências.

Até que ponto isso pode ser negativo?

Sherry Turkle, socióloga e professora MIT (Massachusetts Institute of Technology), afirma, em seu mais recente livro, “Alone Together” (ainda sem tradução para o português), que esse tipo de comunicação está deixando as pessoas “menos humanas”. Ela explica que indivíduos estão se tornando mais isolados e menos comunicativos.

A socióloga ainda propõe a tese de que as redes sociais criam uma ilusão de que podemos nos comunicar melhor, mas que as interações humanas na “cyber-realidade” são uma reprodução pobre do mundo real: “O comportamento que se tornou típico era algo que antes víamos como patológico. Nós inventamos tecnologias incríveis, mas também permitimos que ela nos diminua”, completa.


Lá do Telegraph

Um comentário:

  1. Olá, Mihzzzz!
    Então, eu tentei comentar no ultimo post que trata as crianças como mais "cybernéticas" do que antigamente... e expor meu ponto de vista como profissional e como pessoa pode ser confuso, mas desde que nos lembremos de cultivar uma boa socialização, bons programas em cia das pessoas que nos fazem bem - ao vivo - é um ingrediente indispensável em uma vida saudável.

    Não podemos esquecer que, sim, digitalmente vivemos em um mundo menor, mais rápido, com uma possibilidade infinita de evolução... mas somos gente, e precisamos ir em busca de um equilíbrio sempre.

    Gosto do seu blog, sempre reflexivo. Mas tem horas que quero puxar suas orelhas...

    ResponderExcluir