sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Quem foi Irena Sendler?


Uma senhora de 98 anos, chamada Irena, faleceu há pouco tempo. 


Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações. 
Mas os seus planos iam mais além, pois ela sabia quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus (sendo alemã!) 

Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira na parte de trás da sua caminhoneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da caminhoneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazistas quando entrava e saia do Gueto. 

Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que as crianças pudessem fazer. 

Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças. 

Por fim, os nazistas apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas, braços e prenderam-na brutalmente. 

Irena mantinha um registro com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim. 

Depois de terminada a guerra, tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir as famílias. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aquelas crianças que tinham perdido os pais, ajudou-as a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos. 

No ano passado, foi proposta para receber o Prêmio Nobel da Paz... mas não foi selecionada. Quem o recebeu foi Al Gore por uns dispositivos sobre o Aquecimento Global.

Não permitamos que alguma vez esta Senhora seja esquecida!!




Estou transportando o meu grão de areia, com este post. 

Espero que você faça algo, recomende esta postagem, mande para e-mail de seus contatos, fale para alguém, muito mais do que divulgar é refletir no que nós podemos fazer para melhorar a vida do outro.

Um comentário:

  1. Realmente ela foi uma pessoa muito importante. Se salvar uma unica vida é algo memorável, imagina só 2500 e ainda acrescentando o fato de risco da própria vida.

    Compartilhei no meu FACEBOOK e pretendo fazer isso novamente mais tarde.

    TÉ +

    ResponderExcluir