segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FORMAS DE PAGAMENTO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Este paper tem como finalidade avaliar e descrever, através de um estudo realizado com fundamentos, as formas disponíveis para realização de pagamentos em serviços digitais, tipos de pagamentos, bancos que gerenciam o pagamento digital, entre outros.
Notamos o grande desenvolvimento do comércio eletrônico nos últimos anos e junto com o seu crescimento vem também à insegurança, onde os usuários, principalmente, nunca sabem exatamente onde seus dados estão armazenados ou quem realmente tem acesso a eles. Por isso que muitas pessoas ainda evitam comprar pela internet, muitas empresas da atualidade investem pesado no marketing disponibilizando grandes promoções na WEB, visando apenas um maior número de clientes e um maior faturamento, onde, nesse caso, podendo atingir clientes no mundo.
Existem diversas formas de pagamentos digitais e para prover a segurança dos dados enviados foram implementados verdadeiros sistemas bancários, voltados somente para pagamentos do gênero, onde são oferecidas garantidas para compras on-line atuando como mediador das vendas.
De acordo com Deitel (2004) a segurança da transferência eletrônica de valores é crucial para o e-commerce.

BENEFÍCIOS DO PAGAMENTO ON-LINE

O pagamento on-line é muito conveniente para o consumidor, geralmente é necessário somente realizar um cadastro simples e pronto, depois de alguns cliques já é possível realizar uma compra, os sistemas são intuitivos, atraentes e facilitam as vendas.
O pagamento digital é muito benéfico tanto para a empresa como para consumidor. No caso da empresa, ela consegue economia em diversas áreas como postagens de produtos, por exemplo; mas o principal ganho está na escalabilidade de clientes que a empresa poderá atingir, é comprovado que o pagamento eletrônico ajuda na manutenção de clientes e a manter os negócios da empresa sempre ativos. No caso dos usuários, ou melhor, dos clientes, uma das grandes vantagens são: poder realizar sua compra na comodidade da sua casa e aproveitar promoções que são disponibilizados somente na internet.

 TIPOS DE TRANSAÇÕES

O crescimento do comércio eletrônico é crescente e agressivo, segundo a pesquisa realizada pelo Ibope/ NetRatings (2006), cerca de 7,9 milhões de internautas residenciais do País entraram pelo menos uma vez em algum site de e-commerce até o último mês de novembro, o equivalente a 55% do total de pessoas que navegaram de suas casas no período. Doze meses antes, este índice era de quase 50%, ou 6,3 milhões de consumidores on-line.
De acordo com Pedro Guasti (2006) a busca por novos clientes fez com que as lojas virtuais criassem mais facilidades para se comprar na WEB. Isso foi feito justamente para atrair consumidores que não possuem cartões de crédito ou que tenham algum receio ou medo de adquirir produtos na internet.
Nos dias atuais existem muitas facilidades que melhoram a visão do cliente com relação às transações on-line, não se utilizando somente de cartões de crédito. Há várias opções no mercado, dentre elas vale citar:
·   DIGICASH: surgiu em 1990, pioneiro em desenvolvimento de segurança, voltado para pagamentos privados para sistemas de redes, baseado na criptografia de chave pública.
·   Cartão que crédito: é o método mais comum de transações on-line, este foi muito popularizado para esse tipo de comércio depois da criação E-CARD[1], mas o grande desafio é justamente promover uma maior segurança, visando uma maior adesão de clientes.
·   ECASH: armazena os valores a pagar em uma cartão, esses valores são armazenados no disco rígido do micro e podem ser baixados do banco onde o usuário pede e paga com o cartão de crédito ou débito diretamente.
·   Boleto bancário: é a forma mais tradicional para pessoas que não possuem cartões de crédito, basta solicitá-lo e realizar o pagamento para efetivação da compra, o risco dessa transação é que o cliente pode não receber o produto já que houve o pagamento com antecedência, isso no caso de fraudes.
·   Débito em conta: o pagamento no débito automático, com certeza, é a maneira mais rápida de realizar uma compra on-line ou qualquer outra transação, porém existem duas vertentes contra esse tipo de pagamento: 1ª é que, como no boleto bancário, o pagamento ocorre antecipadamente, podendo ocorrer o extravio do pedido ou não recebimento do mesmo e 2º é que os bancos são muito burocráticos com relação a estornos de pagamentos via débito automático.

SEGURANÇA NAS TRANSAÇÕES
        
É muito importante o conhecimento do usuário sobre tecnologia, ou pelo menos que ele seja bem acompanhado quando realizar suas compras na rede, selos e certificados nem sempre são garantias de segurança, por exemplo, segundo Marisa Viana, gerente Comercial da Trust Sign (2010), ter segurança em um website não é simplesmente apresentar um certificado digital com a mensagem “site seguro” [...], o site, por exemplo, possui um certificado digital, mas está hospedado em um servidor vulnerável a ataques, logo não é seguro.
            O usuário precisa aprender a não clicar em links desconhecidos oriundos de outros sites ou e-mail, que prefira também, utilizar cartões de crédito e não de débito, por que no caso de uma fraude, tem como estornar o valor de maneira mais fácil, ter cuidado com sites de leilões e ter hábitos seguros de navegação como: atualizar antivírus, evitar spams e nunca salvar contas no próprio computador ou máquinas alheias.
            
BANCOS ON-LINE

            Existem maneiras mais segura para efetivação de transações on-line, os bancos digitais trabalham como mediadores da venda do produto, sendo que, ao realizar a uma compra em algum site de vendas, por exemplo, ele só ira liberar o pagamento para o vendedor após a confirmação do envio do produto ao cliente, sendo que os bancos não fornecem os dados de cartão dos seus clientes para os vendedores, liberando o pagamento entre 14 a 30 dias após a compra, promovendo uma grande segurança nas transações e caso ocorra algum problema com a venda, o cancelamento poderá ser realizado diretamente através do banco, sem custo nenhum para o cliente.

CONCLUSÃO

O e-commerce é a evolução do comércio, nos dias atuais, com toda essa correria e stress é muito prático poder contar com serviços onde você não precisa se locomover até uma loja de roupas ou qualquer outra área para realizá-los. O que falta na verdade é educação, o analfabetismo tecnológico é o maior inimigo do comércio eletrônico, junto com os hackers, que destroem a segurança e invadem os servidores responsáveis pelos sites de comércio eletrônico.
As invasões aos sistemas informatizados são o maior desafio da TI, empresas especializadas em segurança da informação investem pesado em desenvolvimento de softwares que promovem esse tipo de segurança e em técnicas como criptografia pesada, visando a segurança do tráfego das informações.
Apesar de todas as dificuldades encontradas pelo e-commerce, ainda sim, vale muito a pena usufruir desse tipo de serviço, dos preços especiais e das facilidades e comodidades dos tipos pagamentos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DEITEL, Paul J.; DEITEL, Harvey; STEINBUHLER, Kate. E-business & E-commerce para Administradores. Pearson Brasil. 2004.

http://www.centralserver.com.br/meios_pagamento.htm (Acessado em 15/10/2010 às 23:22 hs)

(Acessado em 15/10/2010 às 23:24 hs)


http://tecnocracia.com.br/19/ecommerce-e-seguranca/ (Acessado em 15/10/2010 às 24:02 hs)




Marnando Vasconcelos de Almeida Júnior - Concludente do curso de graduação ANÁLISE DE SISTEMAS WEB, turma 21, pela faculdade FATENE, conclusão do curso em dez/ 2010. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2646025582547125
Gutemberg Lima – Aluno do 7º semestre do curso Análise de Sistemas WEB, turma 20, pela faculdade FATENE. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0952698668713079
Jorge José Bezerra dos Santos – Aluno do 7º semestre do curso Análise de Sistemas WEB, turma 20, pela faculdade FATENE. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5211088060064209

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