terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Crianças aprendem a mexer no computador antes que andar de bicicleta, diz estudo

Aprender a amarrar o cadarço ou andar de bicicleta não são mais as primeiras lições das crianças. Segundo o estudo “Digital Diaries series” da AVG (empresa de segurança digital), as crianças têm aprendido a mexer no computador antes mesmo de saberem como realizar tarefas simples, comuns a quase todas as crianças do mundo.


O levantamento aponta que 58% das crianças sabem como jogar no computador, enquanto 20% nadam e 25% sabem como andar de bicicleta. Outra conclusão é que 69% delas sabem como usar o mouse, porém apenas 11% amarram o cadarço do tênis.
“Nós ficamos surpresos ao descobrir como a infância das crianças evoluiu. Enquanto boa parte delas não sabe nadar, amarrar o cadarço ou preparar o próprio café da manhã, a maioria sabe como ligar um computador, usar um mouse ou até jogar no computador”, diz o estudo
No que diz respeito à telefonia, o estudo apontou que 28% dos meninos e meninas sabem fazer ligações no celular, mas apenas 20% têm conhecimento de como ligar para um telefone de emergência.
“É verdade que muitos de nós tivemos, durante a infância, televisões e videogames como o Atari. Mas nenhuma dessas distrações mudou tão drasticamente a infância como o computador e a internet têm feito nos últimos anos”, comentou J.R. Smtih, da AVG.
O estudo foi feito com 2.200 mães de dez países (Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Japão, Austrália e Nova Zelândia). Todas com filhos de faixa etária de 2 a 5 anos de idade.
_______________________________________________________
Louco? Sim! Mas louco por pensar ou louco por expressar? 
Será que com isso teremos adultos menos civilizados que passarão a pensar apenas em si, pois estão crescendo em seus "mundinho" que estão limitados ao seu quarto e seus aparelhos tecnológicos. Fico feliz que a evolução tecnológica será cada vez mais rápida, mas tenho medo do tipo de pessoas que estamos formando.
No futuro próximo teremos pessoas que usam tecnologia para viver melhor ou pessoas que vivem para usar a tecnologia? Onde vamos chegar? 
Eu mesmo não estou entendendo estes pensamentos que tomam conta de mim, pois como pode uma pessoa envolvida com tecnologia pensar assim? Este deve ser também o seu pensamento, contudo, não posso aceitar que as próximas gerações não saibam como são boas a brincadeiras responsáveis por socializarem as crianças. Será que teremos pessoa que ao invés de sorri irão apresentar um emoticon, ao invés de aceitar as diferenças irão simplesmente bloquear os outros? Bem, posso até está sendo radical, mas para que tanta evolução tecnológica quando não conseguimos lidar com o outro? Já que estamos sempre tão ocupados criando cura para doenças, desenvolvendo novas tecnologias para explorarmos o universo... poderíamos investir 1/3 desse tempo para nos tornarmos um pouco melhor, para melhorar a vida do outro, para desenvolvermos uma maneira de respeitar os nossos limites naturais e os do planeta.
Louco, eu? Talvez, mas pelo menos não sou mais um idiota que acompanha de forma passiva os acontecimentos. 

3 comentários:

  1. "Será que teremos pessoa que ao invés de sorri irão apresentar um emoticon, ao invés de aceitar as diferenças irão simplesmente bloquear os outros?"

    Adorei! Mas isso já é realidade, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Isso é que se chama de criança moderna, hoje em dia pedalar de bicicleta é coisa do passado e sendo que o computador abrange uma ampla variedades de diversões para elas.

    ResponderExcluir
  3. Posicionamentos e posicionamentos. Também sou um grande fã de tecnologia e, sem me tocar, caio em muitas das ciladas que a mesma prega e que aqui foram citadas...

    Creio que tecnologia existe para ajudar a humanidade e tentar impedi-la é ir contra uma maré de forças inimagináveis. E já que isso é inevitável, por que não juntar o útil ao agradável e usar da tecnologia para educar, socializar e aproximar as pessoas.

    Acho que tudo na vida tem seus "dois gumes", resta a cada um de nós saber a decisão certa a tomar!! :P

    ResponderExcluir