quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Razões para estudar Android

A área de tecnologia da informação é peculiar pela velocidade com que as coisas mudam ou evoluem. Novas linguagens mais eficientes e simples, frameworks que prometem alavancar sua produtividade, metodologias que se propõem a dar um direcionamento adequado ao time de desenvolvedores, ferramentas fantásticas com seus plugins que facilitam nossa vida, novas mídias que surgem com grande potencial para o futuro… ufa!!! Ficamos desorientados com tantas possibilidades.
Como simples mortais, precisamos escolher um caminho para trilhar. Não podemos estudar tudo ao mesmo tempo, precisamos fazer escolhas. Mesmo com um ramo principal bem definido, como “Programação Java para Web“, ainda temos dificuldade em direcionar nossas pesquisas para um determinado framework ou outro. Claro que no mundo real, temos que estudar aquilo que as empresas em que trabalhamos estão utilizando nos seus projetos. Mas somos seres muito inquietos, sedentos por desafios, e não gostamos de fazer a mesma coisa durante muito tempo. Um bom desenvolvedor está sempre preocupado em fazer melhor aquilo que já faz, e procurando aprender algo que ainda não sabe. Foi esta filosofia que me levou a começar a estudar Android. Neste post, quero apresentar as razões que me levaram a esta escolha. Dentre as inúmeras possibilidades, porque dedicar minhas madrugas a estudar Android? Vamos lá:
1. É Java. Apesar de não ser um expert, na plataforma. Conheço Java o suficiente pra saber lhe dar valor. Não vou entrar nos méritos ou problemas da linguagem, que são amplamente conhecidos, só gostaria de citar dois pontos que a tornam vantajosa com relação às demais. Por ter algum tempo de estrada, encontramos certa facilidade em obter meios de explora-la. Livros, cursos, documentação, tutoriais, até mesmo faculdades com especialização em Java, tornam mais fácil seu aprendizado. Outro ponto forte é sua comunidade de desenvolvedores. Participo de algumas listas de discussões de Java e percebo que há um grande esforço de ajuda mútua entre seus membros. Eventos, palestras, dojos, mini-cursos, competições, etc, são constantemente realizados que todos possam estar em dia com as novidades da plataforma.
2. É um projeto da Google. A gigante da web dispensa apresentações e foi quem desenvolveu inicialmente o Android. É atualmente responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. Ter uma grande empresa como a Google desenvolvendo o Android, dá segurança de saber que o projeto é sólido, desenvolvido por uma equipe extremamente qualificada, dando respostas rápidas quando são encontrados bugs, e que o projeto é evoluído constantemente. Atualmente, o projeto é desenvolvido pela Open Handset Alliance(veja item 6).
3. É Free. O código do Android é distribuído sob licença Apache. Ou seja, exige a inclusão do aviso de copyright e disclaimer, mas não é uma licença copyleft – ela permite o uso e distribuição do código fonte tanto no software open source como no proprietário.
4. Popularização dos smartphones. A venda destes aparelhos tem tido um grande crescimento nos últimos anos e a forte concorrência tem forçado a queda dos preços. O Android tem tido um crescimento fantástico e está prestes a se tornar líder no mercado.
5. A Explosão dos tablets. A corrida para dividir o mercado dos tablets com o iPad da Apple está grande. SamsungDellLG,MotorolaAcerASUSHTCToshiba e outras já lançaram, ou estão prestes a fazer seus lançamentos. A espectativa é que o ano de 2011 seja o ano os tablets.
6. A convergência das empresas em direção ao Android. Operadoras de telefoniafabricantes de celularsemicondutoresempresas de software, criaram uma aliança com a intenção de criar padrões abertos para telefonia móvel, a Open Handset Alliance, encabeçada pela Google.
7. É fácil. arquitetura do Android não tem mistério. As APIs da Google são vastamente documentadas e com pouco esforço já dá pra começar a iteragir com os recursos de hardware. Depois ficar por conta da sua dedicação. É preciso também muita criatividade para desenvolver apps atraentes para obter algum retorno ou reconhecimento.
8. O potencial de mercado. Há um grande mercado por ser explorado na área de dispositivos móveis em geral. Além das próprias aplicações nativas dos smartphones, provendo funcionalidades interessantes de uso cotidiano, a integração de sistemas corporativos com a tecnologia móvel me parece ter sido bem pouco explorada.
9. É desafiador. A diversidade de recursos dos aparelhos e as possibilidades de serviços que podemos implementar utilizando estes recursos, somados às limitações peculiares a softwares embarcados, formam um cenário desafiador, onde a otimização deve ser o norte.
10. É fácil vender. Crie uma conta na Android Market, publique sua aplicação e terá visibilidade global do seu produto. Eles ficarão com 30% do que você cobrar, mas a vitrine compensa.
Enfim, estou bastante otimista com relação ao potencial que o Android apresenta e resolvi investir nele. Se você enxergou motivos diferentes para aderir ao Android, ou quer questionar os que eu apresentei, comente! Participe! Nos ajude a fortalecer a comunidade de desenvolvimento Android!

Por: Thiago Zaranza (Desenvolvedor apaixonado por desafios, tenho experiência em diversas plataformas. Bacharel em Ciências da Computação pela UFC e cursando Especialização em Engenharia de Software na Faculdade 7 de Setembro)

Um comentário:

  1. Rogério Castro ( Iniciante na área sem nem uma experiência com a mente aberta pra aprendizado, 21 anos resido em Goiânia, 62-84839841, aceito propostas pra estágios, pagamento (Aprendizado). interesse e força de vontade não falta, não sou apenas amante de android. quero também saber como funciona.

    ResponderExcluir