domingo, 5 de dezembro de 2010

Chineses conseguem armazenar dados em DNA. Seu próximo HD pode ser 1 g de bactéria!

Pensando em solucionar o problema de limite de espaço em disco rígido, estudantes inseriram 90GB de dados em 1 grama de célula


O objetivo de inserir mais e mais dados em espaços menores continua, mas tanto os materiais quando as técnicas atuais têm seus limites. E foi olhando para uma bactéria que pesquisadores da Universidade Chinesa de Hong Kong descobriram uma saída para o avanço no armazenamento de dados.
A equipe já conseguiu armazenar 90GB de dados em 1 grama de células e também desenvolveu um sistema de armazenamento que realiza a criptografia de dados por meio do DNA. Um sistema pega os dados originais e os transforma em números e, então, os codifica em uma sequência de DNA. Esse processo também comprime dados para permitir mais espaço de armazenamento na mesma sequência de DNA.
Os testes ainda estão em andamento, mas o time de pesquisadores já provou que pode converter os dados e armazená-los no DNA e retirá-los de volta sem perder qualquer informação. Eles também acreditam que outros dados como imagens, texto, música ou vídeo, podem ser armazenados com este método. O próximo passo é começar a inserção de códigos de barras em organismos sintéticos como uma forma de distinguir os sintéticos dos naturais. 


Font: OlharDigital

14 comentários:

  1. e a duplicação das bactérias? como fica? dados duplicados? e a morte? dados corrompidos?

    ResponderExcluir
  2. Da mesma forma que proporcionamos ao processador um ambiente adequado (refrigerado) deve haver um ambiente adequado para as bactérias, temperatura que ideal que evita a sua duplicação e a mutação genética, como também a sua morte.

    ResponderExcluir
  3. daqui a pouco voce injeta seus dados na sua corrente sanguinia

    ResponderExcluir
  4. depois dessa, só falta colocar informação dentro de átomos aí vai reduzir ao máximo =)

    ResponderExcluir
  5. puts ! legal , desde que o HD não fique resfriado :/

    ResponderExcluir
  6. Até que enfim heim, HD era uma das poucas coisas que não recebia uma 'atualização', é desde sempre aquele disco frágil que por qualquer motivo fode todos seus dados. Mas antes de todo mundo usar isso daí vamos ter pendrives de 256GB com usb 3.0, ngm vai nem mais lembrar de HD :)

    ResponderExcluir
  7. os avanços da computação quantica tao bons heim..hehe

    ResponderExcluir
  8. Isso é perigoso DEMAIS
    por que abre a possibilidade dos virus de computador se tornarem realmente vírus (biológicos)

    ResponderExcluir
  9. Algum doido "encontra" o "código fonte" do ebola, e salva numa célula.

    Pronto manolo, cadê seu HD agora.

    ResponderExcluir
  10. realmente elider...
    perigoso um virus controlar o hd.. imagine entao qdo a maioria das coisas forem feitas com bacterias e etc... um simples descuido e viveremos matrix ahsauhsu

    ResponderExcluir
  11. ssas porras são besteira.
    O seu HD nunca vai ser feito assim.

    A anos ouvimos notícias "*alguém de uma nacionalidade de olho puxado* inventa disco que armazena 456789067890567890 terabytes de dados em um cartão do tamanho de um chiclete" e continuamos com nossos HDs normais.

    Pra mudar assim, tem que ser algo desenvolvido por grandes empresas do mercado de informática e abraçado por várias outras, assim como o "surgimento" do blu-ray. Tem muitos outros discos anteriores ao blu-ray com mais capacidade de armazenamento grandiosas, mas só veio tornar realidade depois que a tecnologia foi abraçada por empresas do meio, isto depois da disputa com o hd-dvd.

    A única curiosidade da notícia, está em armazenar dados em DNA, já a parte de dizer que "daqui um tempo, seu HD vai ser isso", é besteira pura.

    Só ir no google e pesquisar: "chinês cria disco blá blá blá", "japones cria disco blá blá blá", "coreano cria disco blá blá blá" e outras paradas, tu vai ver que a 10 anos negos vem criando discos "super fodas" e só servem pra virar notícia no caderno de tecnologia, como forma de curiosidade e depois disso, não serviu pra porra nenhuma.

    Pode até ser que alguma empresa compre e use como disco de armazenamento, mas não vai chegar e não tem porque chegar para o grande público.

    ResponderExcluir
  12. Será meu amigo Igor?
    tem coisas que os antigos diziam que nunca se tornariam coisas que usaríamos mais hoje são indispensáveis, tipo: carro, celular e televisão entre outras.

    ResponderExcluir
  13. Igor, só precisamos ter paciência para esperar.. Sabe que quando se trata de tecnologia, pode demorar até décadas para que a tecnologia se popularize.

    ResponderExcluir
  14. As vezes nao chega à produção em massa por algum problema técnico. Por exemplo, nesse caso, se os caras testarem o HD-Bacteria e descobrirem alguma falha, a tecnologia muda de caminho e eles partem para outras ideias.

    Se a proposta vingar, ai sim começa a produção para o consumidor.

    ResponderExcluir