quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Irã executa mulher - Varrendo a Sociedade

A ex-amante de um famoso jogador de futebol do Irã foi executada na manhã desta quarta-feira em Teerã, apesar de apelos internacionais por clemência. Shala Jahed foi enforcada ao amanhecer no pátio da prisão de Evin. Ela tinha sido condenada por matar a facadas a mulher do jogador Nasser Mohamed Khani, há nove anos.


Shala Jahed tinha chegado a confessar o assassinato, mas depois voltou atrás. Na terça-feira, o grupo de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional disse que havia provas consideravelmente boas de que ela tinha sido condenada erradamente.


Varrendo a Sociedade

Será que varrendo a sociedade nos tornamos mais sociáveis, mais humanos? Há um tempo atrás na aula de religião quando eu ainda fazia a 5ª série (não faz tanto tempo assim, ok? Risos), o professor Francisco falando sobre a campanha da fraternidade disse o seguinte "Meus filho, por trás de toda atitude tem sempre uma história!".

Eu pensei muito no assunto, mas foi com o passar do tempo que fui entendendo o quanto somos apressados em julgar, em apontar e não paramos um pouco para entender o que acontece ou o que aconteceu.

Por que temos tantos crimes? Por que há tanta gente morrendo sem atendimento médico? Por que todos os dias vemos pessoas nos sinais a pedir ajuda?

Eu pensa que os criminosos simplesmente escolheram este caminho porque eles não prestavam, entendi que muita gente morre nas filas de espera porque o estado não tem dinheiro para contratar médicos e pior, acreditava que as pessoas que os pedintes estavam naquela situação por terem preguiça de trabalhar.

Bem, participando de alguns projetos sociais, conversando com alguns professores sobre alguns assuntos inclusive estes citados e acompanhando algumas histórias da vida real fui compreendendo o que eu havia escutado "Por trás de toda ação tem sempre uma história!" 

Nós analisamos as ações no topo e não a partir da base, analise a origem.

Quando fizermos este exercício diário analisando nossa vida, iremos ver que somos tão humanos quanto o próximo.

Não entenda este post como uma defesa para crimes, mas sim como uma defesa pelo direito de sermos humanos! E como humanos podemos evoluir, melhorar dia-a-dia.

Abraço a todos e até a próxima!

3 comentários:

  1. é a lei das cavernas, absurdo isso...¬¬
    pior ainda, querer "punir" um adulterio....a vida é de quem? aff, lugar ridiculo, esse oriente medio...¬¬

    ResponderExcluir
  2. O Irã é um país soberano.

    ResponderExcluir
  3. Não é por nada não, mas nos IMLs do Brasil afora chegam corpos de mulheres assassinadas por adultério, fim de relacionamentos etc. Se fôssemos tão perfeitos assim não precisaríamos de uma Lei Maria da Penha, delegacias especializadas em crimes contra a mulher. Lá no Irã o Estado mata, o noss Estado é "caôlho" e não está nem aí para as penas de morte decretada por maridos, amantes e namorados.

    MAtar mulheres é errado? Sim! Em qualquer canto do mundo, em qualquer regime político ou econômico é uma prática execrável!

    Mas como "hipocrisia pouca é bobagem", vamos fingir que somos perfeitos e criticar os outros países que, por sinal tem o mesmo Direito de soberania e fazer o que bem entender dentro do território dele.

    ResponderExcluir