A logística foi difundida pelos militares, onde através dela eles calculavam o que era necessário para mover suas tropas, armas e suprimentos de forma mais eficiente contra o inimigo. Com a globalização esse conceito de logística passa a se expandir para os setores empresariais. O crescimento do comercio eletrônico se deu com o surgimento da Amazon.com. Devido às características apresentadas pelo comercio eletrônico é necessário adaptar o modelo de logística tradicional para uma logística que beneficie o comercio eletrônico.
O presente trabalho visa apresentar os conceitos da logística tradicional, os conceitos da logística no e-commerce e as relações entre essas duas logísticas, apresentando a logística como a principal dificuldade de uma empresa que deseje entrar para o mercado virtual.
A Logística tradicional
A logística foi difundida pelos militares, onde através dela eles calculavam o que era necessário para mover suas tropas, armas e suprimentos de forma mais eficiente contra o inimigo.
Com a globalização esse conceito de logística passa a se expandir para os setores empresariais. Devido o fato de os clientes estarem cada vez mais exigentes com os produtos e ao menor preço, as empresas que investirem na logística farão o diferencial no mercado ao passar um menor valor ao consumidor final de produtos com qualidades similares no mercado.
A logística segundo Goebel (1996) é o conjunto de todas as atividades de movimentação e armazenagem necessárias, de modo a facilitar o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, como também dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo razoável.
Assim, podemos citar que o objetivo da logística é fornecer produtos com boa qualidade pelo menor custo possível.
LOGÍSTICA NO COMERCIO ELETRÔNICO
O comercio eletrônico, é uma transação comercial através de equipamentos eletrônicos, tanto por tecnologias de comunicação e de informatização.
O crescimento dessa atividade comercial se deu com o surgimento da Amazon.com. Segundo FLEURY & MONTEIRO (2000) o processo de difusão do e-commerce está intimamente ligado ao surgimento da Amazon.com em 1995, nos EUA, e o rápido sucesso de suas vendas, que vêm crescendo a taxas espantosas desde aquele ano.
A logística no começou eletrônico é diferente da logística empresarial, isso se dá pelas características diferentes que cada ramo de negocio possui. Podemos caracterizar como a logística do comercio eletrônico como explica Alves ET AL (2004):
“A logística do comércio virtual se caracteriza por um grande número de pequenos pedidos, geograficamente dispersos e entregues de forma fracionada, resultando em baixa densidade geográfica e altos custos de entrega. Segundo o Centro de Estudos Logísticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro as estimativas existentes são de que as entregas porta a porta realizadas pelas empresas de comércio virtual custam duas a três vezes mais caro do que as entregas do comércio tradicional realizado entre empresas.”
Dessa forma a logística no comercio, passa a impor uma dificuldade ao crescimento desse mercado. De acordo com Coelho & de Cristo (2007 apud Hessel e Goldenberg, 2000) a espinha dorsal para o desenvolvimento do comércio eletrônico é a logística.
LOGÍSTICA TRADICIONAL VS LOGÍSTICA NO E-COMMERCE
Estudo de FLEURY & MONTEIRO (2000) mostram em uma tabela as principais diferenças entre a logística tradicional e a logística no e-commerce. Como apresentado na tabela 1.
Logística tradicional | Logística do e-commerce | |
Tipo de carregamento | Paletizado | Pequenos pacotes |
Clientes | Conhecidos | Desconhecidos |
Estilo da demanda | Empurrada | Puxada |
Fluxo do estoque / pedido | Unidirecional | Bidirecional |
Tamanho médio do pedido | Mais de $ 1000 | Menos de $ 100 |
Destinos dos pedidos | Concentrados | Altamente dispersos |
Responsabilidade | Um único elo | Toda cadeia de suprimento |
Demanda | Estável e consistente | Incerta e fragmentada |
Tabela 1 Principais diferenças entre a logística tradicional e a logística do e-commerce
Através da tabela podemos perceber varias diferenças entre as logísticas estudadas onde podemos destacar o tipo de carregamento paletizados na tradicional, devido o fato de uma grande quantidade de produtos da mesma categoria a ser entregue, o que não acontece na logística do e-commerce pela característica de entrega de vários produtos são mesmo tempo sendo itens de varias categorias.
Outra característica marcante é o valor do pedido onde de uma logística tradicional devido entrega ser em lotes os valores são bem maiores que os de uma logística voltada ao comercio eletrônico onde o cliente pode comprar de um livro a uma geladeira de uma mesma loja virtual querendo a mesma atenção da empresa não importando o valor de compra
Em relação ao destino dos pedidos geralmente as empresas da logística tradicional entregam as mercadorias em um determinado ponto especifico, uma loja, o que não acontece em uma loja eletrônica, onde muitas vezes os locais de entrega dessa compra são restritos a uma só região, pois não irá compensar a uma loja entregar um determinado produto a regiões onde são feitas poucas compras e de baixos valores, pois o custo da entrega poderá ser maior que o lucro de uma venda. Essa relação de lucro por localidade no comercio eletrônico onde o custo de entrega só deve se realizada se uma quantidade de produtos for entregue a uma determinada região. Borni, Donadeç e Lorandi(2006 apud Lee e Whang, 2002) apresentam uma formula que explica isso, onde A medida da densidade de valor de entrega (DVD – da sigla em inglês, density, value, delivery) pode ajudar a determinar se é economicamente viável entregar um produto em certa região em uma roteirização. Abaixo mostra a fórmula de Lee e Whang ( 2002).
Volume total em reais embarcado
DVD = -----------------------------------------------
Distância percorrida por viagem
Podemos perceber que a logística do comercio eletrônico passa a ser um fator fundamental para o sucesso de uma empresa desse ramo. Onde devem ser melhorados os processos de picking e principalmente a fidelização do cliente.
Ter como base a logística tradicional não é suficiente para que a logística do comércio eletrônico seja preciso adaptar essa logística para as características do negócio. Devido o fato de comercio eletrônico funcionar através de uma grande quantidade de pequenos pedidos e de diferentes regiões é necessário adaptar a logística tradicional esse tipo de negócio, pois esse fato é que vai fazer com que a empresa desse ramo permaneça ou não no mercado.
REFERÊNCIAS
ALVES, C. S.; CHAVES, R. P.; PENTEADO, I. M.; DA COSTA, S. A. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA O E-COMMERCE: O EXEMPLO DA AMAZON.COM. I Congr. USP. Inici. Cient. Contabi. 2004. Disponível em <http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos12004/375.pdf> Acesso em 07/12/2010
BORNIA, A. C.; DONADEL, C. M.; LORANDI, J. A. A logística do comércio eletrônico do B2C (business to consumer). 2006. XXVI ENEGEP. Disponível em < http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR450302_6978.pdf>>. Acesso em 07/12/2010
COELHO, L. C.; DE CRIST, R. L. A Gestão da Cadeia de Suprimentos utilizando conceitos de Logística Virtual. 2007. IV Simpo. De Excel. De Gestão e Tecnol. Disponível em < http://www.aedb.br/seget/artigos07/1193_A%20Gestao%20da%20Cadeia%20de%20Suprimentos%20utilizando%20conceitos%20de%20Logistica%20Virtual.pdf>. Acesso em 07/12/2010
FLEURY, P. F.; MONTEIRO, F. J. R. C. O desafio logístico do e-commerce. 2000. Disponível em <http://www.multistrata.com.br/site-brasilian/biblioteca/o_desafio_logistico.htm>. Acesso em 07/12/2010
GOEBEL, D. LOGÍSTICA - OTIMIZAÇÃO DO TRANSPORTE E ESTOQUES NA EMPRESA. Estudos em Comércio Exterior Vol. I nº 1 – jul/dez 1996. Disponível em <http://www.ie.ufrj.br/ecex/pdfs/logistica_otimizacao_do_transporte_e_estoques_na_empresa.pdf> Acesso em 7/12/2010.
Por: James Pacheco Amaral Fortes (Atualmente é formando no curso de Análise de Sistemas Web, conhecimentos em web design e programação, Java SE. Formando em Educação Física , com experiência no treinamento de força.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário