terça-feira, 2 de novembro de 2010

Xenofobia = Atraso social, regressão psicossocial, evolução da irracionalidade!

Vivemos em um país democrático, de forma que devemos constantemente exercer o respeito ao outro mesmo quando não concordamos, pois é exatamente com as diferenças que crescemos, evoluímos, ..., quando somos levados a debater temas comuns a todos, sabemos que cada uma tem uma opnião que por mais parecida que seja há divergência em algum ponto. A capacidade de lidar com o diferente é que nos torna pessoas sociáveis, por que não dizer civilizados!


Nestes ultimos dias temos visto uma ação xenofóbica movida pelos sulistas contra os nortistas, mas principalmente contra os nordestinos. Esta ação gerada pela Internet no microblog TWITTER e FACEBOOK iniciou-se  logo após a vitória da candidata Dilma Roussef sobre o candidato José Serra. 


O pior é que esta ação xenofóbica foi encabeçada por uma estudante de direito, pessoa que irá lidar com a lei. Imagine, você, se pessoas como esta chegam ao cargo de juíz de direito. Não, eu não quero imaginar, prefiro acreditar no insucesso de tal profissional.


Mayara Petruso
Uma estudante do curso de Direito, usou o seu perfil no microblog twitter (@mayarapetruso) e do Facebook, para expressar ódio e preconceitos contra a população nordestina que deu vitória esmagadora a candidata petista Dilma Roussef. A universitária após cometer o crime, deletou horas depois os dois perfis, foi responsável por espalhar ódio e preconceito. Mesmo assim usuários revoltados conseguiram registrar as imagens que exaltam a revolta da jovem da classe média paulista.



Este não foi o único ato a ser destacado, vejam neste blog a relação completa (http://xenofobianao.tumblr.com/). 

Vemos exemplos de pessoas que falam movidas por um ódio sem explicação, percebemos que não conseguem fundamentar seus posicionamento.

Seguem alguns exemplos:
@yurihls: #orgulhodesernordestino nos TT? o bolsa-familia ta dando internet discada agora?
Infelizmente esta pessoa não tem noção do que fala, o Ceará (para quem não sabe, estado do Nordeste) tem a melhor internet banda-larga do país! ( Mizael Sales 

@ Quem tem a melhor internet do Brasil?).

Outros usuários já excluíram seus perfis, por medo? kkk!

Como uma pessoa pode afirmar que temos o pior ensino do país? Os nordestinos são os que mais entram no ITA, EPCAR  etc.






Preconceito dá cadeia


Delegacias de Crimes Eletrônicoscliquem neste link

Denuncie pela SaferNet (ONG)http://www.safernet.org.br/site/denunciar

Site da Procuradoria Geral da Repúblicahttp://www.pgr.mpf.gov.br/

Lei 7.716, de 1989, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente:

Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.
§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
§ 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:
I – o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;
II – a cessação das respectivas transmissões radiofônicas ou televisivas.
III – a interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na rede mundial de computadores.








Bem, não quero usar meu blog para gerar mais violência, muito pelo contrário, quero usar este espaço para promover a justiça, gerar conhecimento e tornar um Brasil melhor e unido.

Queridos, somos todos brasileiros, pertencentes a uma nação que por muito tempo estava sem esperanças, hoje somos credores, exportamos tecnologia de ponto, empresas estrangeiras buscam profissionais em nosso país e como uma só nação, temos que crescer juntos. Por muito tempo o nordeste era foi esquecido pelos governantes pois era através da seca que os candidatos conseguiam arrebatar votos cheios de esperança e fé de mudanças, mas nada acontecia. Vejamos que mesmo com todas as dificuldades nós, os nordestinos estamos conseguindo avançar de forma sem igual, a economia cresce de forma acelerada, o Ceará teve o crescimento econômico maior do país. fontes (CE o estado que cresce e CE tem maior econômico do país).

Vamos continuar crescendo, mas dessa vez cresceremos todos juntos. Todos por um Brasil mais justo, mais humano, mais racional, com mais educação, segurança, saúde e o principal, com RESPEITO!

8 comentários:

  1. Aqui é o @yurihls falando, eu nunca fui xenofóbico, o meu post não xinga nem ofende nada e ninguém, também nunca falei da velocidade de internet de Fortaleza, ou de qualquer lugar do nordeste, mas sim falei das pessoas que não tem dinheiro para tê-la, ou até mesmo para ter um computador... e isso ocorre no país inteiro, apenas critiquei a distribuição de renda e a pobreza no Brasil. Talvez eu tenha sido "forte" para alguns na minha crítica, mas não foi com a intenção de ofender ninguém, não xinguei ninguém de FDP, burro, ou coisas do tipo no tweet, apenas adicionei um pouco de humor à critica, já que o #orgulhodesernordestino estava nos TTs. Abraços ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá! Yuri Henrique, podemos observar que não houve crítica ao modelo de distribuíção de renda ou aos projetos assistencialistas do governo e sim um deboche aos pobres e isso também é crime. Pois como você fala: "... mas sim falei das pessoas que não tem dinheiro para tê-la, ou até mesmo para ter um computador... e isso ocorre no país inteiro..."
    Demonstra uma motivação errada, pois sua crítica se dirige aos pobres e não ao sistema de divisão de renda.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mas uma das grandes causas da pobreza no Brasil é a má distribuição de renda, se todos tivessem computadores com acesso a internet seria uma beleza, mas infelizmente não é isso que acontece, e meu tweet foi baseado nisso.

    Países do Oriente Médio, do Leste Asiático e até mesmo Cingapura, que possuem um poder monetário bem menor do que o nosso, possuem uma maior taxa de computador/pessoas, no Brasil há 16 pessoas com computadores para cada 100... Isso na escala verdadeira (de quase 200 milhões), daria um número altíssimo de pessoas sem acesso ao computador, ou, os pobres, que infelizmente são muitos, e como já disse, em qualquer parte do Brasil

    ResponderExcluir
  4. Na verdade há uma pesquisa de 2007 que mostra que 44% da população da área urbana tem acesso ao computador (http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL147588-6174,00.html) imagina agora, né?

    ResponderExcluir
  5. Urbana... quase 20% da população é da área rural, e isso vai desde as florestas do Norte até o pantanal do Centro-Oeste... ou até mesmo as "roças" de São Paulo e Minas Gerais... duvido muito que há um grande poder aquisitivo para computadores e internet por lá.

    ResponderExcluir
  6. Ah sim, esqueci, peguei os dados do computadores/pessoas de um livro chamado Economist, o livro eu nunca li, mas os dados foram pegos dele: http://www.mdig.com.br/imagens/pc/owner_pc_2008.jpg

    ResponderExcluir
  7. Ok! Yuri Henrique, zona urbana é a área de um município caracterizada pela edificação contínua e a existência de equipamentos sociais destinados às funções urbanas básicas. Logo nesta faixa citada por você temos zona urbana, não apenas floresta, não apenas zona rural!
    Mas este post não é sobre estatística ou estudo das palavras. kkk!
    Cara, abração!

    ResponderExcluir
  8. O bom disto é que os sulistas e principalmente "Mayara Petruso" agora vão saber que no nordeste existe Leis e lado bom disto tudo é que servirá de lição para muitos que se acham superiores ao seus irmãos nordestinos, acredito que esta garota não conhecia esta Lei, mesmo sendo uma estudante de Direito, se bem que uma Lei não faz mudar os princípios de ninguém.

    ResponderExcluir