sábado, 6 de novembro de 2010

Cultura Brasileira - Carimbó

Assisti hoje uma reportagem sobre o Carimbó. Meu Deus! É uma gênero musical que teve origem indígena, mas com o tempo sofreu influência de da cultura africana. Podemos observar que o passo pequeno (curto) relembra a dança indígena, enquanto que os rodopios das mulheres nos remete a cultura negra. O Carimbó influenciou a lambada e o zouk.


O Carimbó é uma dança típica do Estado do Pará, localizado na Região Norte e áreas próximas como Bragança, Salinas e Ilha do Marajó. O nome carimbó aplica-se tanto a dança como a música.
Até hoje muitas pessoas da Região Sudeste promovem festivais da dança típica da Região Norte. E no estado de São Paulo, são realizadas por ano mais de 36 festas. Carimbó é uma dança da região acultural, aculturada, que revela os traços culturais dos povos negros, brancos e índigenas.

Nós brasileiros temos uma cultura bastante diversificada, rica por suas várias formas, símbolos, cores, sons, sabores e gostos! Aproveite, valorize a sua cultura, não nego suas raízes, curta a cultura! Viva o hoje, pois amanhã o hoje já terá sofrido influências e estará modificado.




Vídeos

Grupo Por do Sol

Festas populares:




Quer conhecer mais sobre o Carimbó? Acesse os links que seguem


Nenhum comentário:

Postar um comentário