quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dep. Fernando Hugo faz pronunciamento contra a xenofobia e discriminação

O deputado estadual do Ceará Fernando Hugo (PSDB) fez pronunciamento nesta quarta-feira (03/11) na Assembléia Legislativa para abordar a discriminação que o Nordeste vem sofrendo, a partir do resultado das eleições. Ele lembrou que a região já foi uma das mais desenvolvidas do Brasil, quando houve o ciclo da cana de açúcar. "Há formas toscas de pensar, como a da cidadã Mayara Petruso, que critica o povo nordestino por ter dado a maioria para Dilma Rousseff".
Ele informou que tem parentes que moram em São Paulo que estão indignados com a "bestialidade" proposta por paulistanos contra nordestinos, por meio da rede social da Internet, o Twitter. "A política tem de ter amor e vibração. A eleição ocorreu da forma mais democrática. Não se pode agora pregar o ódio com frases como "mate um nordestino para salvar São Paulo". De que forma se pode ter um Brasil unido quando se prega a divisão nacional?".
O deputado tucano considerou que se no Nordeste Dilma obteve mais de 70% dos votos, é importante que se faça aqui um trabalho político para a região receber do Governo Federal um olhar diferenciado. "Não podemos ter como única ação o Bolsa Família, precisamos também obras estruturais para corrigir as distorções econômicas e sociais do Brasil".
Para o deputado tucano, é inaceitável a divulgação de ideias xenófobas. "Esse é um assunto sociológico, com raízes históricas, temos como principais difusores os maus pensantes brasileiros das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. É uma anti-cidadania".
Em aparte, o deputado Carlomano Marques (PMDB) disse que esse assunto é doloroso. "É uma visão equivocada e provinciana da elite de São Paulo. Essas ideias têm inicio na elite santista, que se apóia em José Bonifácio Andrada, que viveu dois terços de sua vida na Europa. Ele tinha um projeto de Brasil, a monarquia constitucional, para que o Brasil não se desmembrasse. Quero deixar bem claro que essa visão perversa de uma elite partiu da família Andrada". Porém lembrou que mesmo se excluíssem todos os votos do Nordeste, nesta eleição, Dilma Rousseff ainda seria vitoriosa.
Marcos Cals disse que a paulista autora de frases xenófobas no Twitter foi muito infeliz. "Talvez ela não saiba o que é xenofobia. Na minha concepção, temos que nos valorizar. Estamos discutindo pós-eleição. Se não houvesse a maioria de votos do Nordeste para Dilma, ia haver um alinhamento e o resultado poderia ser outro. Já que o Nordeste deu essa vitória, precisamos cobrar bons projetos para o Ceará e o Nordeste", ressaltou o parlamentar.
O deputado Ely Aguiar disse que os deputados não deveriam ter dado nenhuma importância a opinião da paulista, que é isolada, e procurou discriminar os nordestinos.
JS/AF

Um comentário:

  1. "O deputado tucano considerou que se no Nordeste Dilma obteve mais de 70% dos votos, é importante que se faça aqui um trabalho político para a região receber do Governo Federal um olhar diferenciado. "Não podemos ter como única ação o Bolsa Família, precisamos também obras estruturais para corrigir as distorções econômicas e sociais do Brasil"

    Gostei deste parágrafo, espero que Dilma dê um carinho mais que especial ao nordeste, respondendo assim às expectativas de tantos votos que teve.

    ResponderExcluir