domingo, 24 de outubro de 2010

Brasil se aproxima da marca de um celular por habitante, segundo Anatel

O Brasil está próximo de ultrapassar a marca de um celular por habitante -- com cerca de 191 milhões de aparelhos habilitados até setembro deste ano -- de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunições (Anatel) divulgados nesta sexta (22). A teledensidade é de 98,98 acessos móveis por 100 habitantes, o que representa um crescimento de 1% sobre o mês anterior.
Com 2 milhões de habilitações em setembro, o Brasil atingiu o número de 191.472.142  acessos do Serviço Móvel Pessoal (SMP). O Estado de Rondônia ultrapassou neste último levantamento da Anatel a barreira de um celular por habitante.
Do total de acessos via celular, cerca de 157 milhões (82,14%) são pré-pagos. Os demais 34 milhões (17,86%) são pós-pagos. 
O Estado do Maranhão foi o que apresentou maior crescimento da teledensidade em setembro, com alta de 2,31%, seguido de Roraima (2,26%) e Piauí (2,25%). A região Norte lidera o crescimento de habilitações de celular no último mês e no acumulado do ano, seguida das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, respectivamente.
Que ótimo! 
Agora temos pessoas que se endividam para terem celular. É incrível como o sistema incentiva ao consumismo desregrado. São pesquisas como essa que falam o seguinte: "Você não tem celular? O que é isso, compre um, o mais modernos se possível, isso vai fazer você subir de classe, isso irá te trazer para o meio tecnológico."
Infelizmente é isso que o governo quer, que tenhamos o ter como padrão de qualidade de vida. Primeiramente, inclusão digital ou tecnológica não é o simples fato de ter o aparelho, seja um celular, computador ou qualquer gadgets, mas sim saber usá-los de forma inteligente, usar estes produtos para melhorar as suas vidas, ensinar as pessoas a encontrar oportunidades através da tecnologia e não simplesmente serem usuários passivos, por modismo ou simplesmente por status.
Eu não sou daqueles que é contra o capitalismo, não, não sou! Mas também não concordo 100% do sistema.
Pense, reflita, analise e questione! Não aceite toda a informação que tentam te empurrar!

Um comentário:

  1. Serasa aponta risco de superendividamento no país

    O número de brasileiros com dívidas superiores a R$ 5 mil, considerando todos os tipos de empréstimo, saltou de 10 milhões para 25,7 milhões nos últimos cinco anos.

    As informações são do Banco Central, no entanto, esse total pode ser muito maior, pois os dados oficiais não consideram os cidadãos que não têm conta em banco, cerca de metade da população.

    Para a Serasa Experian, diante da falta de informações sobre o perfil das dívidas das famílias, e da capacidade de pagamento, o Brasil corre sério risco de enfrentar um cenário de superendividamento.

    É que para a instituição, muitos dos consumidores que devem mais de R$ 5 mil estão mais endividados do que poderiam e, portanto, com alta probabilidade de inadimplência.

    Atualmente, o volume de dívidas dos brasileiros corresponde em média a 39,1% da renda, de acordo com o Banco Central. Nos EUA, com juros muito baixos, 17% da renda fica comprometida com pagamento de débitos.

    ResponderExcluir