sábado, 14 de maio de 2011

Reduzir, Reutilizar e reciclar! Pra que?

Falando dos 3R’s, quero me atentar neste post apenas para o reduzir.

Reduzir não significar deixar de usar ou usar pouco, mas usar o necessário e se necessário for.

Talvés por sermos um país que saíu da situação de pobreza e caminha a passos lentos, mas um pouco mais rápidos que outrora, queremos mostrar que podemos comprar TUDO, o pior não é comprar tudo, mas como se usa tudo que é comprado.

Tentarei ser um pouco mais claro. Você já ouviu a expressão: “pinto nunca ver merda, mas quando ver se lambuza.”? É exatamente assim que acontece!

Poderia fazer um texto/livro se fosse falar sobre diversos exemplos de como reduzir, mas me interessa falar de um específico que o @pedroimagalhaes, funcionário da @CAGECE e um grande amigo, chamou minha atenção.

Assistimos na TV, observamos em folders, etc. varias maneiras de poupar água, mas parece que sofremos de uma sidrome chamada de “santo do pau oco”, pois concordamos com todas as recomendações para se poupar água, até criticamos o vizinho ou o irmão por gastarem água, mas quando é nossa vez de usar…

Galera, não serei idiota de ficar aqui falando a respeito da importancia da água, porque todo mundo já sabe, mas quero colocar um espelho diante do que você tem feito com ela (água)…

É necessário deixar a torneira ligada durante a escovação?
E o chuveiro ligado enquanto se ensaboa?
Qual sua resposta sobre o uso da mangueira para lavar o carro?
E o que dizer de lavar a calçada com uma mangueira, ou melhor, com um jato de água extra-hiper-mega forte? Calçada é para limpar com a vassoura…

Veja este exemplo que não deve ser seguido:
IMG037

Isso aconteceu hoje pela manhã (14/05/2011) no cruzamento da Av. Rogaciano Leite com a R. Dra Socorro Azevedo. Lavaram toda a calçada e aproveitaram para lavar também a pista. A lagoa formada na frente do prédio pela Av. Rogaciano Leite não foi de chuva, até porque neste dia nem choveu, mas devido ao disperdício de água.



Exibir mapa ampliado

Mude seu atos! Divulgue essa ideia, ou melhor, torne essa ideia seu estilo de vida!
Reduza! Reutilize! Recicle!

Um comentário:

  1. Não há, realmente, como realizar ações sem que elas tenham um impacto mínimo no meio ambiente, até pelo princípio do usuário-pagador. O que nos falta, de fato, é a consciência de que ter um meio ambiente propício à saúde, equilibrado, é direito intergeracional e que, portanto, isso significa agir pensando no hoje e no amanhã. Louváveis são as ações de quem procura melhorar-se, como você e, sobretudo, passa a mensagem adiante. Parabéns pela consciência e pelo espaço! Parabéns por ser um humano mais humano! Abraço!

    ResponderExcluir