sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Migre.me continua fora do ar!

 

Parecer da Argohost.net

Atendendo à solicitação do @jonnyken, que estava insatisfeito com o seu provedor de hospedagem anterior e optou pela ArgoHost para hospedar sua importante ferramenta, disponibilizamos o mais rápido possível um potente ambiente dedicado para armazenar o Migre.me e todo o seu banco de dados.

Finalizada a migração do site, foi detectada uma necessidade de downgrade no software que realiza a gestão de todas as máquinas virtuais do storage, ação que foi agendada para ser feita no início da última quarta-feira, 1, conforme relatado pelo próprio Jonny Ken.

O problema

A estrutura inicial de dois storages disponibilizada pela Baydenet para a ArgoHost teve sua entrega atrasada; apenas uma das máquinas chegou do exterior, sendo ela ativada e devidamente configurada para armazenamento de dados (item 1 da imagem acima), pois avaliamos que seria baixíssima a possibilidade de todo um servidor, cujo investimento foi de milhares de reais, falhar no período de uma semana enquanto o seu backup (item 2) chegava ao Brasil.

Por conta deste atraso na entrega, o Migre.me estava temporariamente operando desta forma, enquanto o segundo storage não chegava do exterior:
 

Porém, durante a atividade de downgrade do software de gerenciamento das virtualizações do servidor, um procedimento manual de um técnico da Baydenet causou a inoperabilidade de todo o storage, afetando o Migre.me e dezenas de outros clientes nossos (vide imagem abaixo).

A busca pela solução

Uma vez que detectamos a grande falha acontecida, a Baydenet, em conjunto com toda nossa equipe técnica, buscou o apoio de parceiros em busca da mais rápida solução viável. Conseguimos em pouco tempo recuperar os sites de outros clientes, mas o Migre.me, por conta do tamanho do seu banco de dados, não foi possível (utilizando a mesma técnica usada nos outros).

Decidimos enviar em caráter de urgência o HD do Migre.me para um laboratório especializado na recuperação de dados, localizada em Minas Gerais. Nossa expectativa é de já recebermos um posicionamento na manhã da próxima sexta-feira, 3.

Palavra Oficial da Baydenet

A Diretoria da Baydenet emitiu um comunicado, devidamente enviado à ArgoHost, onde ela assume seu sentimento de consternação e culpa perante ao fato acontecido. Clique e leia.

E por quê vocês não tinham backup do Migre.me?

Esta frase é errada em se dizer. Conforme pode-se ver nas imagens acima, nós tinhamos SIM o backup do Migre.me, porém ele estava localizado em outro HD do mesmo servidor, visto que o segundo storage, que serveria de backup do primeiro como um todo ainda não havia chegado. O problema é que o servidor como um todo foi afetado, abrangendo os dois HDs.

Vocês vão conseguir restaurar todas as informações do Migre.me?

Infelizmente não é possível falar isso. O que podemos garantir é o total empenho, dedicação e esforço que estamos desprendendo nesta atividade, reflexo de sete anos de empresa e uma excelente imagem construída durante este tempo, hospedando mais de 20 mil sites em todos os estados brasileiros.

Meu site está hospedado na ArgoHost. Ele será afetado por este problema?

De forma alguma. A partir desta parceria com a Baydenet, agora temos espaço em dois Data Centers no Brasil, além de vários nos Estados Unidos. Toda nossa infraestrutura é pensada em oferecer redundância de opções de armazenamento para nossos clientes, podendo realocá-los imediatamente sempre que uma situação for detectada.

Por quê vocês não se pronunciaram anteriormente?

Uma situação como esta nunca foi vivenciada pela ArgoHost, servindo inclusive de grande aprendizado. Toda nossa equipe estava empenhada em recuperar os dados do Migre.me, sempre atualizando o Jonny Ken com o status de toda situação. Nossa intenção nunca foi se esconder ou negligenciar ajuda a todos que foram afetados, e sim foco na restauração dos serviços.

Considerações Finais

Todos estão sujeitos a falhas. Não é exagero algum falar que até o Google já sofreu problemas com seus servidores. Durante todo este tempo em que o Migre.me está fora do ar, muitas versões foram criadas e inclusive divulgadas por sites e portais de notícias sem ao menos realizarem tarefa de apuração conosco, onde a “cartilha” do bom jornalismo sugere ouvir os dois lados de uma história.

Neste texto, apresentamos todo o histórico de acontecimentos com o Migre.me, bem como o posicionamento tomado pela empresa nesta situação. Nós zelamos por cada um de nossos clientes e esta é nossa postura desde 2003. Prestamos toda nossa solidariedade e pedidos de desculpas ao Jonny Ken. Erramos ArgoHost e Baydenet. Assumimos este erro e o compromisso de reverter esta situação. É nisto que estamos empenhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário