quarta-feira, 29 de junho de 2011

Governo quer ajuda de hackers para combater ataques

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira, (27/6), que pretende aproveitar a inteligência de "hackers do bem" para projetos do governo. Ele reconheceu que asinvasões de sites de órgãos públicos ocorridas na semana passada indicam a necessidade de investimentos em segurança.

“Os danos dos ataques foram pequenos, mas é uma experiência importante para mostrar que precisamos investir”, afirmou, após almoço com cerca de 300 empresários na capital paulista.

Segundo Mercadante, as Forças Armadas e a Polícia Federal já estão montando equipes para combater ataques cibernéticos. Essa estrutura, disse ele, deverá proteger tanto o Estado como a sociedade.

Leia mais notícias de Segurança

O ministro informou os sites do governo sofreram ataques de crackers e não de hackers. “Eles [os crackers] fazem este tipo de ataque. Às vezes, por uma mensagem política; às vezes, pelo desafio.” Já os hackers, definiu o ministro, são “jovens talentosos e criativos”, que usam sua habilidade com os computadores para melhorar o acesso a informações e à internet.

Mercadante revelou, inclusive, que quer alguns hackers trabalhando no governo, ajudando a organizar as páginas de internet dos ministérios e melhorando a transparência.

“Eu quero convidá-los para um hacker's day [dia dos hackers]", afirmou. “Nós estamos fazendo alguns novos portais de ministérios. Queria apresentar para que eles opinem, discutam e critiquem.”

O ministro afirmou também que os crimes praticados pela internet precisam ser punidos. Contudo, a liberdade dos internautas deve ser preservada. “A internet é o que é porque ela é livre”, disse. “A pretexto da segurança, nós não podemos acabar com a liberdade.”

Fonte: IDG NOW com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário