domingo, 20 de março de 2011

Porque não vou nem instalar o Internet Explorer 9

Articulista diz que, apesar de ter recebido alguns elogios e muitos downloads, nova versão do navegador da Microsoft possui muitos pontos negativos.


Como acontece toda vez que a Microsoft lança um produto, há muito barulho em torno do novo Internet Explorer 9. O navegador da empresa até recebeu elogios e milhões de downloads. Mas não acho que ele mereça t

udo isso. Na verdade, tenho uma certeza que não usarei o IE9. O motivo? Por quatro razões muito poderosas:

1. Pagou, levou
Não é segredo que sou uma fã de Linux, mas reconheço que a maior parte do mundo usa Windows. Eu mesmo tenho máquinas com dual-boot para os dois sistemas, portanto não sou nenhuma estranha ao OS da Microsoft.

Mas excluir o Windows XP da compatibilidade? A versão do sistema, que, segundo a Net Applications, ainda corresponde a mais da metade do mercado de sistemas operacionais? Isso cheira a uma forte tática de vendas e se encaixa perfeitamente na estratégia característica da Microsoft de upgrades eternos e forçados – o “rolo compressor”, como é chamado.

Não pagou a taxa da Microsoft recentemente? Então nada de IE9 para você. A fabricante pode afirmar que essa mudança é necessária por razões de funcionalidade, mas a verdade – como costuma ser – é simplesmente que você precisa pagar para poder ter acesso.

2. Fechado
Mesmo deixando de lado esse fator, fico aborrecida pelo fato de a Microsoft não estender o suporte de seu browser para além do universo de seus próprios produtos. Usuários de Mac, isso não incomoda vocês?

O Firefox, o Chrome, o Opera e o Safari não parecem sentir a necessidade de serem exclusivos para um sistema operacional. Então por que a Microsoft faz isso com o IE? Para essa resposta, leia novamente o item 1 (acima).

3. Insegurança
Pode ser verdade que as falhas específicas de segurança que fizeram o IE8 ser invadido tão rapidamente no evento hacker Pwn2Own tenham sido corrigidas. Mas o histórico da Microsoft em termos de segurança não inspira realmente confiança de que o IE9 provavelmente será melhor de qualquer forma duradoura. Sua muito alardeada tecnologia "antirrastreamento", por exemplo, já começou a receber críticas.

Obviamente, a segurança do Windows também é extremamente inadequada em comparação ao Linux. Especialmente agora que o IE9 está tão integrado com o Windows, ele poderia ser comparado ao Google Chrome nesse sentido? Sem chance.

Qualquer tecnologia que é usada pela maioria das pessoas estará mais sujeita a mais tentativas de hack. Ao mesmo tempo, ainda está para ser visto o quanto o IE9 pode reivindicar dessa maioria sem o suporte de qualquer outro sistema operacional que não seja o Windows Vista ou 7.

Outra parte disso, no entanto, é o fato de que o código do Internet Explorer é fechado. Por isso, todos os bugs e vulnerabilidades que aparecem são corrigidos apenas quando a Microsoft quer. Por outro lado, com o Firefox e o Chrome, o código está sendo analisado e melhorado o tempo todo.

4. Os números não mentem
Algumas pessoas podem elogiar o “excelente desempenho” do IE9, mas os dados realmente não suportam essa informação. No teste do famoso site Acid3, por exemplo, que mede a conformidade com os padrões da web, a pontuação do IE9 fica muito abaixo do Chrome 10, do Opera 11 e do Firefox 4, como apontou recentemente a página GigaOM.

O mesmo acontece nos testes com HTML5 e no benchmark Kraken JavaScript. O que, exatamente, deveria ser tão incrível sobre o IE9 então?


Por Katherine Noyes - PC World/EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário