sexta-feira, 16 de julho de 2010

Criando um catálogo

Neste post estarei pegando como base catálogo de moda. Existem vários fluxos, as vezes fazemos um rafi que é fazemos após o conceito ser passado pelo(a) estilista. o rafi serve para que o fotógrafo se guie, dessa forma haverá menos chances de fotos “desnecessárias”.

Primeiro Passo é definir o projeto. Veja junto com o cliente a quantidade de fotos que serão útilizadas entre conceituais e lookbook, dimenssões e a quantidade de páginas. É importante fazer um projeto, para evitar retrabalhos. Ah! Mesmo com o projeto bem definido ainda surgem modificações (hehehe), não se espante, isso é super normal.

Segundo Passo é montar a estrutura no corel sempre deixando uma margem de segurança e sangria. Se o catálogo tem um tamanho de 10 x 30 cm então deixamos uma margem de segurança de 0,5 cm, assim nós teremos a seguinte área 9 x 29; é importante também deixar a sangria de 0,5 cm, assim não teremos problemas com o acabamento, com a sangria, nosso catálogo para a ter um tamanho de 11 x 31 cm.

Terceiro Passo: Faça seu projeto acontecer… Aqui é com vocês (Diretor de Arte e a equipe de Criação).

Quarto Passo é apresentar ao cliente uma imagem (.jpg) para verificar possíveis alterações, esta ainda não é a fase da aprovação final, pois depois desta fase devemos fazer a impressão de um catálogo para o cleinte ver como ficará o trabalho impresso.

Quinto Passo, aprovação final. Alguns chamam de BONECA a impressão do catálogo para a aprovação definitiva pelo cliente. Ah! Não esqueça de pedir ao cliente que assine a  autorização e aprovação.

Sexto Passo: Mandar o material finalizado para uma gráfica de confiança, tente negóciar o melhor preço para seu cliente, pois com investimentos otimizados e eficientes o cliente confiará cada vez mais em você.

Então, é isso pessoal!
Um forte abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário