sexta-feira, 18 de junho de 2010

Meu CASE com SEO

Como prometido, irei mostrar passo à passo como consegui colocar o site http://www.appartamentiafortaleza.com na primeira página do Google.com e Google.it

Para as seguintes palavras chaves: “appartamenti a fortaleza”, “appartamenti in fortaleza”, “affittase appartamenti in fortaleza”, “affitto appartamenti fortaleza” etc.

O trabalho de SEO começou 15 dias antes de o site ficar pronto. Como o blogspot é um serviço do Google, logo ele é rapidamente indexado, algumas vezes demora menos de 30 minutos para o que o robô de busca do Google encontre e liste seu site nas pesquisas.
Eu criei um blog com um designer disponível no próprio blogspot e transferi para o domínio aapartamentiafortaleza.com, o que eu fiz foi inserir e/ou alterar algumas informações, como por exemplo: os meta dados que seguem abaixo:

<meta http-equiv="content-language" content="it"/>
Nesta informação definimos o idioma do site, isso é fundamental para atingir o público alvo.

<meta name="title" content="Appartamenti a Fortaleza"/>
Aqui deixei apenas o próprio domínio, pois neste passo inicial me interessa apenas que o domínio seja indexado. Depois do site pronto iremos trabalhar as palavras chaves (as palavras chaves devem ser diferentes entre as diferentes páginas do site, dessa forma evitaremos uma concorrência interna).

<meta name="Description" content="Appartamenti a Fortaleza Ottima localizzazione con vista panoramica di fronte ai locali notturni di Praia de Iracema a Fortaleza; da 35 euro per appartamento per notte."/>
Devemos colocar neste local a descrição do site, que pode ser usado um texto publicitário, pois será este texto que o internauta irá encontrar nas pesquisas do Google.

<meta name="abstract" content="Appartamenti Fortaleza, Appartamenti in Fortaleza, Appartamenti a Fortaleza, Fortaleza Appartamenti"/>
O uso do meta dado Abstract não é um parâmetro para alguns motores de buscas nos Spiders (Spider são algoritimos dos quais as máquinas de busca se utilizam para varrerem a Internet em busca de informação), mas não usá-las em seu web site é deixar de agregar valor e não acreditar nas Técnica SEO. A Tag Abstract suporta até 100 caracteres, e 100 caracteres lidos por um mecanismo de pesquisas com palavras de meu produtos e serviços não é nada mal."

<meta name="keywords" content="appartamenti fortaleza, appartamento fortaleza, appartamenti a fortaleza, appartamento a fortaleza, appartamenti fortaleza"/>
Nesta tag, devemos colocar o maior número de palavras (e suas variações) que se refiram ao texto do site. Eu sempre coloco no singular e no plural, também costumo colocar com possíveis erros ortográficos que o usuário possa cometer. É importante lembrar que não vale a pena colocar palavras genéricas e muitos menos palavras que não tenham haver com o conteúdo do seu site.

<meta name="Robots" content="index.html, follow"/>
Esta tag serve para você ter um controle do que pode ou não pode fazer um robot de indexação quando visita seu website.
Name: que para a etiqueta META que controla os comportamentos em motores de indexação o valor é "robots".
Content: se indica as diretivas que queremos que apliquem os motores de indexação quando visitam a página.
INDEX / NOINDEX: Serve para indicar se deseja ou não permitir a indexação da página pelos motores de busca.
FOLLOW / NOFOLLOW: Com esta diretriz se indica se deve ou não permitir aos motores de busca percorrer ou seguir percorrendo a web através dos links que encontre no corpo do documento.
ARCHIVE / NOARCHIVE: Isto permite dizer se desejamos ou não que o motor de busca arquive o conteúdo do website em seu cachê interno. Como pudemos ver, buscadores como Google têm um cache e podemos ver as páginas web tal como as tem "cacheadas" o buscador. Para isso, nos resultados das buscas aparece um link que põe cache. Se dissemos que não arquive a página, não deveria mostrar esse link de cache. Isto na verdade, segundo Google, não evita que se salve em cache a página, e sim que não permite vê-la aos usuários do buscador e portanto não mostra o link.
SNIPPET / NOSNIPPET: Esta diretriz a princípio não resulta muito útil, pelo menos a primeira vista. Serve para que o motor de busca não mostre nenhuma descrição de um site, só seu título. Se utilizar NOSNIPPET automaticamente define um NOARCHIVE, por isso que a página tampouco se mostrará em cache.
ODP / NOODP: Serve para dizer ao buscador que deve, ou não, mostrar o título e descrição da página iguais aos que se encontra no Open Directory Project. Em alguns casos, alguns buscadores mostram como título e descrição de uma web os que se publicaram no ODP (http://www.dmoz.org/).
YDIR / NOYDIR: É basicamente o mesmo que ODP / NOODP, com a diferença que é para que não se possa, ou se, mostrar a descrição e título que aparece no diretório de Yahoo.

<meta name="GOOGLEBOT" content="index.html, follow"/>
A meta tag robots se aplica a todos os mecanismos de pesquisa, enquanto a meta tag "googlebot" é específica do Google. Os valores padrão são "index, follow" (o mesmo que "all") e não é necessário especificá-los. Para mais informações acesse http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=pt&answer=79812

<meta name="Audience" content="all"/>
Essa linha indica o publico alvo do seu conteúdo, altere a palavra “all” para uma palavra que vá de acordo com o conteúdo do seu site, os códigos alteráveis são:
all ou general = Todas as idades.
14 years = 14 anos ou mais.
mature = Adultos.

<meta name="Rating" content="General"/>
Igual ao Audience. Esta etiqueta define o tipo de utilizador para este site, é muito importante nos sites para adultos, embora os motores de busca classifiquem o site de adulto pelos termos utilizados, a utilização desta tag aumenta consideravelmente o posicionamento nos motores de busca, tornando claro que os conteúdos são para adultos.

<meta name="distribution" content="global"/>
Esse comando indica como será a divulgação do conteúdo sendo Global o conteúdo será mostrado em todas as buscas, local para buscas realizadas perto da localização geográfica no pais e iu para uso restrito (não será indexado).

<meta name="copyright" content="Web e Midia"/>
Como o nome já diz declara o direito autoral da página.

<title>Appartamenti a Fortaleza - Affitti di Appartamenti in Fortaleza - Brasil - Affitto - Appartamento con vista mare Fortaleza - Affitto - Affitto Appartamento in Fortaleza</title>

Para a página inicial eu usei um título mais completo e por que não dizer repetitivo. Deu certo (KKK)

Este foi o primeiro passo, criar um blog com as Meta Tags que eu irei usar no site, hospedar este blog no domínio em que ficará o site. Lembrando coloquei um texto que continha as palavras chaves utilizadas, criando assim uma relevância nas pesquisas.

Em breve postarei o segundo passo.

2 comentários:

  1. Muito bom o post. Informações assim são importantes para quem está querendo trabalhar com web. Valeu pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, muiiitoo massa! Super interessante a post, e super parabéns por ter dando-se ao trabalho de comentar as tang's. Ficou numa linguagem simples, direta, acessível. Gostei MESMO! :D'

    ResponderExcluir