domingo, 25 de abril de 2010

SEO - Search Engine Optimization

SEO

Há muitas definições de SEO na internet, mas juntando todas no liquidificador teremos o seguinte resultado: SEO são conjuntos de estratégias e práticas que têm o objetivo de melhorar o posicionamento de um site (URL) nos buscadores.

O SEO exige muito mais do que conhecimentos tecnológicos, pois quando falamos de SEO estamos entrando no campo lógico/racional de outras pessoas, afinal o sucesso dessas práticas irá depender da análise e perfeita leitura das possibilidades de palavras a serem usadas em uma busca pelo publico alvo.

Para qualquer empresa e/ou profissional não ser queimado pelo mercado deve sempre deixar claro que o serviço de SEO é um prática sem garantias, afinal não se pode manipular o resultado de uma busca.

Então como ficar na primeira página de uma busca?

Primeiro passo é definir as palavras chaves “corretas”, as palavras que melhor descreva o conteúdo do seu site. Não adianta colocar um trilhão de palavras se elas não têm valor relevante para o conteúdo do site, pois os motores de buscas fazem uma associação das palavras chaves com o conteúdo de cada página.

Definindo as palavras chaves corretas

Aqui não se pode abraçar o mundo com as pernas. Tente ser especifico e usar alguns sinônimos e até mesmo palavras com erros de grafia. As palavras chaves ficam entre as tags <head></head> e dentro da tag <meta ... />

Ex.: Se você está fazendo o serviço de SEO para um site de vendas de produtos para emagrecer quais palavras você irá usar? Vendas? Remédio? Emagrecer?

Provavelmente você não terá um bom resultado usando estas palavras separadamente, mas se usar assim: “produto para emagrecer”, “como perder peso”, “quero perder peso”, “remédio para emagrecer” ... usando estas e suas variantes já será bem melhor do que usá-las isoladas.

OBS.: estas palavras “produto para emagrecer” são entendidas como uma palavra chave.

Onde colocar estas palavras?

<html>

            <head>

                        <meta name="keywords" content="emagrecer, produto para emagrecer, como perder peso, quero perder peso, remédio para emagrecer”  />

...

            </head>

...

</html>

Definindo Título das Páginas na tag <title></title> e na <meta />

O título é tão relevante para as buscas como as palavras chaves. Nunca cometa o erro de colocar o mesmo título para todas as suas palavras chaves, caso seu site seja gerenciável e haja muitas páginas sendo geradas dinamicamente, crie mecanismos que faça a automação dos títulos e das palavras chaves.

Como usa os títulos? Seguindo o mesmo exemplo anterior, criaremos títulos para três páginas.

Página inicial onde exibe os produtos em promoção: <title> Domínio (URL sem www e sem .com.br) + simples descrição</title>

Ex: <title> Entre em forma sem promessas milagrosas e sim a base de produtos de alta qualidade com altíssima performance na redução de peso.</title>

<meta name="title" content=" Entre em forma sem promessas milagrosas e sim a base de produtos de alta qualidade com altíssima performance na redução de peso ."/>

Descrição na <meta />

Está tag é relevante para os motores de buscas e deve ser apelativas, pois é uma das informações vista pelo usuário na página de busca. Você não deve fantasiar, mas deve apelar, fazer um uma propaganda muito criativa em no máximo 160 caracteres. É importante que as palavras chaves estejam contidas na descrição.

Ex.:
<meta name="description" content="Produtos para emagrecer. Venha perder peso sem perder sua saúde!"/>

 

Até aqui já podemos afirmar com propriedade que este trabalho deve ser um planejamento feito junto com o pessoal de marketing e publicidade, afinal vai bem além do que preencher tag.

Não paramos por aqui não. Para um trabalho eficiente devemos observar todo o código HTML do site, pois ele não pode conter erros como por exemplo: tags sem estarem fechadas.

  • Devemos usar obrigatoriamente o atributo alt para as imagens;
  • Observar a relevância das informações e utilizar os títulos <h1>, <h2> ...;
  • Devemos deixar a estrutura HTML limpa e usar o CSS para formatar;
  • Usar a tag <strong></strong> para definir partes relevantes semanticamente do texto;
  • Definir um domínio de fácil memorização e menos genérico possível;
  • Procure aplicar valor semântico para a URL dos arquivos, evite /tph/?id=105, use /noticias/?titulo=maxxi30;
  • Atribua valor semântico também as pastas do seu site;
  • TENHA CONTEÚDO RELEVANTE, ÚNICO E ATUALIZADO.

 

Vamos apresentar fatores externos:

  • Número e qualidade dos links que apontam para seu site: quanto mais antigos e relevantes forem estes sites que fazem referencia ao seu, mais pontos seu site ganha;
  • Textos âncora dos links externos: quando criar um link coloque como âncora as palavras chaves usadas em seu site. Ex: <a href=“http://www.dominio.com.br”>Produto para Emagrecer</a>;
  • Idade de seu domínio, quanto mais velhos os domínios, mais relevantes para as buscas. Baseado neste princípio é que existem sites especializados em venderem domínio que eles registraram há muito tempo.

Nesta primeira parte entendemos como é feito o trabalho de SEO, na próxima irei mostrar como conquistei meu CASE em um trabalho de SEO feito para o seguinte domínio http://www.appartamentiafortaleza.com, a maior dificuldade foi trabalhar para este resultado ser alcançado no Brasil e na Itália, mas com três meses consegui colocá-lo na primeira página do Google.com e Google.it e a palavra chave usada é “Appartamenti a Fortaleza” concorre com 28.600 sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário