domingo, 11 de abril de 2010

Como Analisar a Eficiência das Ações de E-mail Marketing

Imagine uma ferramenta, tão poderosa ao ponto de deixar ao seu dispor as reações de seus clientes em relação as suas ações de marketing, com um custo bem mais baixo que uma campanha publicitária na TV e com um controle maior de eficiência? A eficiência refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.

Esta ferramenta é o E-MAIL MARKETING. Uma empresa pode enviar e-mails personalizados e direcionados ao publico desejado, tomemos, por exemplo, um supermercado que esta com promoção em pneus, não há sentido enviar e-mail com esta promoção para todas as pessoas sem verificar inicialmente o perfil do cliente esperado. Assim, direciona-se esta ação de e-mail marketing para as pessoas que têm uma renda média X, que possuam carro ou tenham poder de decisão de compra na empresa ou na família.

Um e-mail marketing bem elaborado, com linguagem adequada a seu público e com um designer que satisfaça aos olhos, com certeza irá alcançar o resultado desejado. Para que o e-mail marketing seja eficaz, deve-se agradar ao cliente com informações que lhe interesse e levar em consideração seu desejo de informações sobre seus produtos, caso contrário, seu e-mail marketing será considerado SPAM pelo usuário e servidores. Desta forma, uma ferramenta que deveria firmar sua marca e fidelizar seu cliente pode ter efeito contrário, podendo culminar na inclusão de seu domínio em uma blacklist ou até mesmo retirada de seu site do ar. Para evitar isso há uma necessidade de validar seu e-mail antes de enviá-lo.

"Devemos sempre deixar nítido para o cliente que nos preocupamos com ele, nossa atitude deve transparecer interesse e sinceridade, pois todos nos gostamos de ser bem cuidados" Fábio Azevedo.

A grande vantagem desta ferramenta não é somente o contato com o cliente, mas o retorno automático de informações sobre a reação/resposta do destinatário. Algumas informações que os softwares destinados a esta área podem retornar: Confirmação de envio; Quem visualizou as mensagens, Quem clicou, Cliques por link, Destinatários com erros, Motivos de retornos.

"Em primeiro lugar precisamos ouvir, sempre ouvir! Analisar a real necessidade do cliente é o primeiro passo para uma venda sólida." Fábio Azevedo

Estas informações podem ser úteis para analisar o resultado associado com o aumento de vendas e/ou visitas no site. Pode verificar quem não abriu o e-mail para que possa reenviar-lo a este grupo, a partir destas informações, podemos segmentar em vários subgrupos como, por exemplo, produtos que interessam ao cliente e clientes com maior índice de resposta as ações de marketing.

Há softwares de E-mail Marketing a venda ou disponíveis para alugar, que é uma solução corporativa de alta performance para o planejamento e mensuração de campanhas de marketing direto, através de e-mails, boletins e newsletters. Alguns softwares geram relatórios e gráficos que dão uma visão geral e detalhada da eficiência das ações de marketing.

Agora podemos perceber que estas ações sem um controle dos resultados é perda de tempo e podem se tornar bem mais caras que uma campanha publicitária na TV, por isso, há necessidade de adquirir um software que gere e mantenha estas informações em um banco de dados para utilização posterior na busca de melhorias das ações. Outro fator que não podemos esquecer é a aquisição constante de informações sobre o cliente para elaboração de novos projetos.



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